Diagnóstico socioambiental de áreas agrícolas
Ciente da relevância do setor e do seu papel em promover uma produção que respeite o meio ambiente, o agronegócio tem procurado soluções para mitigar os significativos danos ambientais. O setor tem investido em tecnologia para obter uma produção mais eficiente e sustentável. Nesse contexto, emerge o conceito de ESG.
O que é ESG e qual a importância do ESG no agronegócio?
ESG é uma sigla em inglês - Environmental, Social and Corporate Governance. Significa a governança ambiental, social e econômica andando juntas, sendo suas práticas fortes aliadas ao desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Os três elementos que compõem o ESG são os seguintes:
- Ambiental - Este critério analisa as políticas e ações da organização que estão ligadas ao meio ambiente, incluindo a gestão de resíduos, a utilização eficiente de recursos naturais, a diminuição das emissões de carbono, a proteção da biodiversidade e o efeito das suas atividades sobre o meio ambiente.
- Social - O critério social examina as práticas da empresa concernentes aos seus colaboradores, às comunidades e a outros grupos sociais. Assim, abrange direitos humanos, relações de trabalho, diversidade, segurança dos trabalhadores, doações e participação comunitária.
- Governança - A governança diz respeito à estrutura de liderança e ao funcionamento interno da organização, envolvendo a transparência, ética nos negócios, a autonomia do conselho de administração, a responsabilidade perante os acionistas e a conformidade com normas e legislações.
A relevância do ESG no setor agropecuário
A relevância do ESG no setor agropecuário é variada e influencia o segmento de diversas formas. Algumas justificativas para sua necessidade são:
- Sustentabilidade ambiental
- Acesso a capital e investimento responsável
- Atendimento a requisitos regulatórios
O futuro do ESG no agronegócio representa uma oportunidade para as empresas se destacarem, para a agricultura se tornar mais sustentável e para a sociedade como um todo se beneficiar de uma produção de alimentos mais responsável.
Por onde começar?
Conhecer inicialmente qual o status da sua propriedade rural, através de um diagnóstico pormenorizado de como está sua propriedade rural nos requisitos do ESG, o que pode levar a um extenso conjunto de projetos de adequação ou melhorias da produção.
A PRÓ-AMBIENTE PODE TE AJUDAR NESSE PROCESSO
Com profundo conhecimento da legislação ambiental brasileira e com uma equipe altamente gabaritada em levantamentos socioambientais de empreendimentos, a PRÓ-AMBIENTE pode realizar o diagnóstico da sua propriedade.
QUER SABER MAIS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO
