Laudo de áreas florestadas para área agrícola visando exportação - eudr
LAUDO DE ÁREAS FLORESTADAS PARA ÁREA AGRÍCOLA VISANDO EXPORTAÇÃO - EUDR
Você sabia que em 2023 a União Europeia adotou o Regulamento Anti Desflorestamento (Regulamento da União Europeia sobre Desflorestamento - EUDR), que impedirá a entrada de certos produtos como madeira, cacau, café, soja, óleo de palma, gado/carne e borracha, a menos que seja comprovado que eles não são provenientes de áreas desmatadas?
Na prática, isto significa que nenhum produto fabricado usando terras desmatadas após o ano 2020 será permitido no mercado da UE. Esse regulamento começa a valer no Brasil a partir de dezembro de 2025 e impactará as exportações brasileiras de commodities agrícolas e industriais.
Para reduzir possíveis perdas, os exportadores devem:
- Dedicar mais recursos a sistemas de monitoramento;
- Buscar clareza e procedimentos que possibilitem cumprir as certificações necessárias;
- Passar por uma Due Diligence com essa finalidade.
DUE DILLIGENCE PARA EUDR
Quais são os requisitos específicos de devida diligência do EUDR?
Os requisitos mínimos são a coleta de dados e avaliação dos riscos. Para tanto, serão necessários:
- Realizar uma avaliação interna, obtendo informações em tempo real das condições e presença de áreas florestadas na propriedade;
- Geolocalização dos cultivos nas suas propriedades;
- Avaliar a conformidade de seus fornecedores: obtendo provas conclusivas de que a mercadoria foi produzida sem desmatamento e de acordo com a legislação do país.
A PRÓ-AMBIENTE PODE TE AJUDAR NESSE PROCESSO
Com profundo conhecimento da legislação ambiental brasileira e com uma equipe altamente gabaritada em laudos florestais de diferentes biomas nacionais, a PRÓ-AMBIENTE pode realizar sua Due Diligence.
QUER SABER MAIS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO
