Relatórios de sustentabilidade (modelo gri)
O que é um relatório de sustentabilidade?
São documentos que as organizações informam sobre seu desempenho abordando parâmetros ambientais, sociais e de governança, e está se tornando cada vez mais comum entre as empresas.
Por que elaborar um relatório de sustentabilidade?
A questão da sustentabilidade evoluiu de um elemento desejável para se transformar em um quase requisito para as empresas nos últimos tempos.
Que importância tem um Relatório de Sustentabilidade para a empresa?
Um relatório de sustentabilidade serve como uma ferramenta valiosa para formular estratégias de longo prazo, redirecionar custos, avaliar a melhor forma de utilizar recursos e energia, o que faz a empresa obter uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. É uma ferramenta eficiente que as empresas podem utilizar para desenvolver um plano de administração focado nos indicadores sociais e ambientais.
A elaboração desse relatório inicia-se com a identificação dos temas mais significativos para a empresa, com base em seus impactos mais relevantes e nas propostas de ações para minimizar tais impactos.
Um relatório de sustentabilidade de qualidade deve seguir metodologia e diretrizes para que seu objetivo seja transparente e eficaz, e deve adotar diretrizes aceitas mundialmente para aumentar a sua credibilidade.
Os relatórios devem ser conduzidos de acordo com os objetivos, porte e capacidade das empresas. Assim, basicamente há diversos tipos de relatórios de sustentabilidade. Um deles é aquele baseado nas normas e parâmetros do GRI (Global Reporting Initiative).
RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE
Os Relatórios de sustentabilidade baseados nas diretrizes GRI (Global Reporting Initiative) são os mais conhecidos e utilizados no mundo.
Os padrões GRI permitem que qualquer organização, grande ou pequena, privada ou pública, de qualquer setor ou localização, entenda e relate os impactos ambientais, sociais e econômicos de suas atividades de forma estruturada, comparável e confiável.
As empresas podem aderir aos relatórios por proatividade, demonstrando que a empresa se preocupa com as questões ambientais para clientes, fornecedores e consumidores em geral, ou ainda para estar em conformidade com as regras da CVM ou outras normas.
A Resolução 59 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), de 2021 serve como critério que obriga as empresas a relatar como estão aderindo a diversos critérios socioambientais para empresas que fazem parte da bolsa de valores ou desejam fazê-lo.
A PRÓ-AMBIENTE FAZ O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE SUA EMPRESA
A PRÓ-AMBIENTE possui um corpo técnico altamente gabaritado para isso, com auditores com certificado internacional GRI.
SUA EMPRESA PRECISA FAZER UM RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE?
FALE CONOSCO